Rui Horta Carneiro
Secretário Executivo da Associação KNX Portugal
Integração de informação, design e tecnologia são fundamentais na nova ferramenta de programação da KNX
O ETS6 Profissional – a ferramenta de programação das Soluções KNX – está em operação e com muitas novidades. O novo ETS6 mantém e acentua as suas principais características: é Secure, Smart & Open.
Seguro
Começando pela Segurança, o ETS5 Professional foi a primeira versão ETS Professional capaz de lidar com dispositivos KNX Data e KNX IP Secure. Com o ETS6, o manuseio desses dispositivos nos projetos é aprimorado ainda mais e as extensões do sistema KNX para instalações KNX mais seguras, escalonamento de topologia mais fácil e nova geração de dispositivos de RF serão o centro das atenções.
Concretamente, o ETS6 suporta acopladores com acoplador de segmento e funcionalidade de proxy de segurança, o que traz diversos benefícios para os integradores de sistema, permitindo-lhes estender facilmente os projetos existentes com novos dispositivos de suporte de segurança ou RF. Desta forma, os clientes não perdem o investimento já feito em dispositivos KNX simples numa instalação existente. O acoplador de segmento, que é a extensão do sistema KNX mais esperada, é um dos destaques do ETS6. Até agora, tanto na documentação de treino quanto nas ferramentas, o foco na explicação dos aspectos topológicos foi dado às áreas e linhas por uma questão de simplicidade. Nunca houve ênfase nos segmentos de linha, que é uma entidade menor dentro de uma linha. Porém, por ter visto as necessidades do mercado e o potencial de visualização e atuação com segmentos na ETS e consequentemente em projetos reais, também ganhou destaque. Isso significa que um acoplador de segmento é na verdade uma extensão de um acoplador de media que pode conectar segmentos de linha independentemente de seu tipo de meio.
A próxima extensão principal do sistema a ser suportada é o proxy seguro. Um proxy seguro é novamente uma extensão de acoplador que permite que dispositivos simples comuniquem com dispositivos que operam com segurança. Portanto, esses tipos de dispositivos são uma solução perfeita ao adaptar instalações existentes com dispositivos seguros. Desta forma, não há necessidade de remover os dispositivos KNX simples existentes. Um proxy seguro controla e garante uma comunicação segura entre os dois lados, o simples e o seguro.
A última grande extensão de sistema a ser suportada no ETS6 Professional é o RF Multi, a nova geração de dispositivos RF. Eles vêm com várias vantagens, como suporte de segurança obrigatório, fácil configuração, uma vez que todas as configurações de frequência são definidas automaticamente pelo ETS e, claro, todas as capacidades de tempo de execução que vêm de uma entrada de produto criada com a ferramenta do fabricante.
Inteligente
No campo da Inteligência, o ETS6 Professional vem tornar possível ter 2 ou mais janelas abertas ao mesmo tempo, o que pode ser muito útil no caso de se querer verificar e comparar dados, por exemplo, dentro de um projeto ou entre vários projetos. Outra grande melhoria que está sendo introduzida no ETS6 Professional é o manuseamento flexível de guias. Uma guia pode ser maximizada, o que cria uma nova guia dentro da mesma instância ETS6 e pode ser arrastada para fora dessa instância, criando uma nova instância ETS6. Ele pode, a qualquer momento, ser arrastado e colocado de volta em sua instância anterior ou em outra instância ETS6 e ser incorporado a essa instância.
O ETS6 trará também um novo modelo de licenciamento, que suporta licenciamento em nuvem adicional ao licenciamento baseado em dongle, podendo até trabalhar offline por algumas horas, caso não haja conexão à internet disponível. Isso significa que os problemas causados por dongles KNX esquecidos vão sedaparecer. A qualquer momento se poderá mudar para o licenciamento em nuvem a partir do ETS6 e continuar a trabalhar Além disso, o ETS6 estará ligado à conta MyKNX do utilizador.
O novo ETS6 traz um novo layout do seu painel, passa a ter funcionalidades novas, como uma imagem de capa do projeto, tipo de projeto, tags de projeto, ícones de projeto e assim por diante, o que torna mais fácil para os utilizadores encontrarem, categorizarem e acederem aos seus projetos.
Também as funcionalidades de gestão e arquivo são melhoradas na nova ferramenta ETS6, permitindo por exemplo partilhar projectos facilmente e passará a estar disponível um alerta automático sempre que haja uma actualização de software.
Aberto
O Protocolo KNX é aberto, assim como seu software, o ETS Professional. O ETS6 suporta o sistema KNX IoT, permitindo que as instalações KNX sejam ainda mais abertas ao resto do mundo não KNX. Com o ETS6, o KNX dá as boas-vindas à era da IoT estendendo as informações semânticas, que são anexadas à maioria dos elementos do projecto até hoje, com informações padronizadas fornecidas pelo Grupo de Trabalho KNX IoT, que é uma solução padronizada para todos os 500 fabricantes KNX. Assim, uma instalação KNX pode ser interoperável com qualquer cliente de terceiros, podendo trocar informações com uma casa ou edifício. Por exemplo, um serviço API de previsão do tempo pode informar o edifício para que o edifício possa, então, auto-ajustar o consumo de energia e mudar sua fonte de eletricidade da rede para as baterias de seu sistema de painel solar, por exemplo.
Esta interoperabilidade entre sistemas diferentes, graças ao KNX IoT, vem melhorar a gestão integrada, com benefícios ao nível da eficiência energética e dos custos de exploração de edifícios.
Last modified: Novembro 4, 2024