Rui Carneiro
Secretário Executivo da Associação KNX Portugal
O ELECTRICISTA 

Uma nova era para casas e edifícios inteligentes

A internet das coisas (IoT) é uma tecnologia que acelerou a transformação dos negócios e tem sido um catalisador no desenvolvimento de soluções importantes e inovadoras em muitos setores. E à medida que o conceito de vida mais inteligente e mais limpa se torna mais popular, o setor da automação de edifícios encontra na IoT para o próximo estágio da sua evolução.

Na KNX acreditamos que chegou a hora da tecnologia IoT ser mais prevalente, pois a vida inteligente e sustentável beneficia não apenas os utilizadores, mas também toda a sociedade e o planeta. É por isso que a KNX está entusiasmada com o anuncio do lançamento do KNX IoTech, que servirá de base para a próxima geração de casas e edifícios inteligentes.

KNX IoTech, uma expansão da bem-sucedida tecnologia KNX

A tecnologia IoT baseia-se no princípio de muitos dispositivos comunicarem e partilharem dados entre si através da Internet. No entanto, isso não é algo novo, pois existe há muito mais tempo. Em 2007, a KNX lançou uma extensão da tecnologia KNX para transmitir informações KNX através de uma rede IP. Esta tecnologia, conhecida como KNXnet/IP, funciona como uma extensão do sistema tradicional KNX baseado em cabo, onde toda a informação KNX é encapsulada ou roteada num quadro IP. A solução KNXnet/IP tem tido muito sucesso e é amplamente utilizada em muitas soluções diferentes em diferentes mercados.

KNX IoTech é uma extensão da tecnologia IP, introduzindo melhorias e recursos que as soluções modernas exigem. Abre a porta para muitos outros fabricantes desenvolverem produtos e apps com tecnologia KNX, permitindo assim que a KNX ofereça uma gama mais ampla de dispositivos e produtos para os utilizadores finais. Com o KNX IoTech, os dados KNX compartilhados podem ser identificados mais facilmente em termos da origem dos dados e mais facilmente compreendidos.

Simplificando os dados para serem melhor interpretados e entendidos

A KNX concebeu o Modelo de Informação KNX, que documenta os diferentes conceitos conhecidos num sistema KNX e a relação entre eles. Desta forma, uma máquina pode interpretar melhor os dados que recebe de uma instalação KNX. Até agora, esta informação tinha que ser derivada de um projeto exportado pela ferramenta de programação e comissionamento KNX, ETS, cujo formato mudava regularmente e também continha muitas informações nas quais um recetor típico não está interessado. Com o novo Modelo de Informação , os recetores podem entender o significado dos dados KNX disponíveis e concentrarem-se apenas nas informações relevantes que podem permitir que eles tomem decisões mais inteligentes.

A nova interface padronizada KNX IoT chamada 3rd Party API permitirá que os membros KNX adicionem mais significado aos dados do produto. Isso permitirá que a interface seja alimentada com informações através de um arquivo exportado pelo instalador KNX do ETS, que também fornece as mesmas informações semânticas a qualquer pessoa ou coisa que o aceda. Isso torna muito mais fácil para uma máquina descobrir a que se relacionam as informações recebidas.

A disponibilização desta informação semântica adicional dá origem a novas possibilidades como a criação de uma plataforma de análise baseada nestes dados para otimização da eficiência operacional, manutenção preditiva, visualização da gestão de energia, etc. identificará os produtos certos para o projeto de automação residencial ou predial. Essas ferramentas podem até criar projetos ETS rudimentares para o instalador KNX, que então precisaria apenas fazer o último ajuste fino antes de carregar as informações nos dispositivos.

Em um mercado dinâmico, agilidade e desenvolvimento mais rápido de produtos são valiosos

Há muitas facetas na vida inteligente e cada cliente tem necessidades únicas. As soluções devem ir além de inovadoras para serem também personalizáveis. Desenvolver uma solução começando do zero é um processo demorado e, quando o produto chega ao mercado, alguma outra solução pode ter conquistado esse mercado ou as necessidades dessa solução podem ter-se transformado.

Com o KNX IoTech, os fabricantes podem ter um tempo de comercialização mais rápido ao projetar soluções KNX para casas e edifícios inteligentes, tendo acesso à tecnologia IoT. A velocidade de desenvolvimento e lançamento de novos produtos no mercado também é reduzida pelos mecanismos de segurança altamente confiáveis ​​do KNX que fazem parte do KNX IoTech. Posteriormente, os riscos e custos envolvidos para trazer um novo produto ao mercado também são reduzidos para os fabricantes. Ao utilizar a tecnologia IoT da KNX, os fabricantes podem fazer parte da ampla gama de ofertas de produtos da KNX para fornecer uma solução completa e personalizável para residências e edifícios.

Vida inteligente para todos com KNX IoTech

Com o KNX IoTech, os fabricantes podem ter um tempo de comercialização mais rápido ao projetar soluções KNX para casas e edifícios inteligentes, tendo acesso à tecnologia IoT. A velocidade de desenvolvimento e lançamento de novos produtos no mercado também é reduzida pelos mecanismos de segurança altamente seguros ​​do KNX que fazem parte do KNX IoTech. Posteriormente, os riscos e custos envolvidos para trazer um novo produto para o mercado também são reduzidos para os fabricantes. Ao utilizar a tecnologia IoT da KNX, os fabricantes podem fazer parte da ampla gama de ofertas de produtos da KNX para fornecer uma solução completa e personalizável para residências e edifícios.

Ora esta aceleração, esta simplificação e esta redução de custos, se é benéfica para os Fabricantes, não o é menos para os Integradores e para os Clientes. Com efeito, todas as características das Soluções KNX, como a simplicidade, o conforto, a integração de equipamentos e protocolos de diferentes origens, são alavancadas e potenciadas.

As Soluções KNX dão um passo em frente com o KNX IoTech.

Last modified: Novembro 4, 2024