KNX Portugal

Protocolo KNX Portugal

01

Maior comodidade

02

mais segurança

03

Maior eficiência energética

04

Procura crescente e continuada

05

Sistemas de gestão de edifícios — Domótica

O que é a KNX?

KNX é a NORMA ou PROTOCOLO mundial para todas as aplicações de controlo de residências e edifícios, abrangendo desde a iluminação e controlo de estores até aos sistemas de segurança, aquecimento, ventilação, ar condicionado, vigilância, alarme, controlo de água, gestão energética, medição inteligente, bem como eletrodomésticos, áudio/video e muito mais.

Maior comodidade, mais segurança, maior eficiência energética: existe uma procura crescente e continuada de sistemas de gestão de edifícios (Domótica).

Introdução

Seja numa residência familiar ou num complexo de escritórios, existe uma procura crescente de conforto e versatilidade na gestão de sistemas de ar-condicionado, iluminação e controlo de acessos.

 

Simultaneamente, a utilização eficiente da energia está a tornar-se cada vez mais importante. Maior comodidade e segurança, associadas a um menor consumo de energia apenas podem ser alcançadas através de um controlo e uma monitorização inteligentes de todos os produtos envolvidos. No entanto, isto implica a presença de mais cabos, a ligar os sensores e atuadores até aos centros de controlo e monitorização.

 

Este aumento do número de cabos implica um maior esforço em termos de conceção e instalação, um risco acrescido de incêndio e a subida dos custos.

 

KNX – a NORMA Internacional para o Controlo de Residências e Edifícios

Para transferir todos os dados de controlo para todos os componentes de gestão de edifícios, é necessário um sistema que elimine os problemas dos dispositivos isolados, garantindo que todos os componentes comuniquem através de uma linguagem comum: em suma, um sistema como o Bus KNX independente dos domínios do fabricante e da aplicação.

Esta norma tem por base cerca de 30 anos de experiência no mercado, entre outros sistemas que precederam o KNX: EIB, EHS e BatiBUS.

 

Através do meio KNX ao qual todos os dispositivos bus estão ligados (par trançado, radiofrequência, linha de alimentação de energia ou IP/Ethernet), é possível a capacidade de troca de informações.

 

Os dispositivos Bus podem ser sensores ou atuadores necessários para o controlo do equipamento de gestão de edifícios, como: iluminação, persianas / estores, sistemas de segurança, gestão da energia, aquecimento, sistemas de ventilação e ar-condicionado, sistemas de sinalização e monitorização, interfaces com os sistemas de controlo de serviços e edifícios, controlo remoto, medição, controlo de áudio / vídeo, marcas brancas, etc..

 

Todas estas funções podem ser controladas, monitorizadas e sinalizadas através de um sistema uniforme, sem necessidade de centros de controlo extra.

Iluminação

Iluminação

Persianas Estores

Persianas e Estores

Sistema Segurança

Sistemas de Segurança

Gestão Energia

Gestão de Energia

Sistemas AVAC

Sistemas AVAC

Sistemas Monitorização

Sistemas de Monitorização

Controlo Remoto

Controlo Remoto

Medição

Medição

Controlo Audio Video

Controlos de Audio/Video

Marcas Brancas

Marcas brancas

Significado Internacional

Referências em todo o mundo: o mundo do controlo de edifícios residenciais e não-residenciais (domótica) “fala” a linguagem KNX. Podem encontrar-se milhões de instalações KNX bem-sucedidas, não só em toda a Europa, mas também no Médio e Extremo Oriente, na América do Norte e do Sul e mesmo em Africa – precisamente uma prova da atrativa abordagem da KNX.

 

Cerca de 500 empresas fabricantes são membros da KNX espalhadas por todo o mundo oferecem nos seus catálogos mais de 8.000 grupos de produtos KNX certificados, provenientes de diversos domínios de aplicação.

Significado de Norma Aberta

A KNX é aprovada como uma Norma Internacional (ISO/IEC 14543-3), assim como uma Norma Europeia (CENELEC EN 50090 e CEN EN 13321-1) e uma Norma Chinesa (GB/T 20965). O KNX é, por conseguinte, resistente ao futuro.

 

Os produtos KNX de diferentes fabricantes podem ser combinados – o logotipo da marca registada KNX garante o seu interfuncionamento e interoperabilidade. A KNX é, portanto, a única Norma mundial aberta para o controlo quer de edifícios residenciais quer comerciais.

ISO

International organization of normalization

IEC

International Electrotechnical Commission

CENELEC

European Committee for Electrotechnical Standardization

CEN

European Committee for Standardization

ISO-SAC

Standardization Administration of China

ASHRAE

American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers

ANSI

American National Standards Institute

ETS

A mais-valia para qualquer tipo de edifício. Do complexo de escritórios até à residência comum, independentemente do tipo de edifício, a KNX abre por completo novas oportunidades para os sistemas de controlo de edifícios, mantendo as despesas a um nível aceitável. A KNX pode providenciar soluções que só podem ser executadas com um esforço considerável, com técnicas de instalação convencionais. Através de um único painel tátil, todas as aplicações numa residência ou edifício podem ser controladas. Desde o aquecimento, ventilação e controlo de acessos até ao controlo remoto de todos os eletrodomésticos – a KNX permite formas totalmente inovadoras de aumentar o conforto, a segurança e a poupança energética numa residência ou edifício.

Subscreva a nossa Newsletter KNX

Receba na sua conta de email informação sobre eventos, projetos e notícias.